Fórum BRSM

Fórum do Mercado Acionário Brasileiro

 Índice do Fórum |  Fóruns |  Lista de Distribuição |  Registro |  Identificação |  Sair |   
 Facebook BRSM |  Twitter BRSM |  QuoteBr - Dados Bovespa para MetaStock 


Ao participar desta comunidade, o autor assume individualmente a total responsabilidade pelas informações por ele postadas e por todas as consequências legais de seus atos.
A administração deste fórum e seus parceiros não tem qualquer responsabilidade sobre as informações aqui fornecidas e sugere muita cautela na sua utilização, visto que existem interesses financeiros envolvidos na divulgação das mesmas, e que não existe qualquer garantia de sua exatidão ou veracidade. As informações apresentadas nesta comunidade, não possuem caráter profissional, ou oficial, e é de exclusiva responsabilidade do leitor considerá-las em sua tomada de decisão sobre investimentos.


Bem vindo visitante!


  | 
B3 anuncia que não fornecerá mais boletins de fechamento e dados históricos em seu site
Autor(a): admin     
publicada:   15-06-19 14:25   Leituras: 178


A B3 está confirmando a interrupção da publicação de todos os boletins informativos de mercados em seu site a partir de 31/07/2019.
http://www.b3.com.br/pt_br/noticias/portais.htm

Esta comunicação vem desde 2018 e o prazo final está próximo.

Desta forma nenhuma informação consolidada sobre o fechamento dos mercados da B3 será mais disponibilizada gratuitamente no site da bolsa.

Caso esta decisão não seja alterada, serão descontinuadas as publicações dos boletins diários de fechamento em PDF, e também os boletins em formato XML, que são publicados hoje nos links abaixo:
http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/servicos/market-data/historico/boletins-diarios/pesquisa-por-pregao/arquivos-para-download/
http://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/servicos-de-dados/market-data/historico/boletins-diarios/pesquisa-por-pregao/pesquisa-por-pregao/
http://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/servicos-de-dados/market-data/consultas/boletim-diario/boletim-diario-do-mercado/

Também serão descontinuadas as publicações de dados históricos de fechamento disponíveis no link abaixo:
http://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/servicos-de-dados/market-data/historico/mercado-a-vista/series-historicas/

Em nossa visão a atual gestão da B3 está cometendo um grave erro, pois este tipo de restrição à informação não contribui para o crescimento do mercado acionário brasileiro, que ainda é bastante embrionário, em relação ao tamanho de nossa economia.

Estamos na era da transformação digital e seria a hora de se disponibilizar ainda mais dados e informações para o mercado, de forma gratuita e organizada, e não caminhar na direção contrária, descontinuando fontes oficiais e gratuitas de dados, tentando restringir e monetizar o acesso a informação.

Por analogia, esta decisão é similar a um marketplace que passasse a não informar mais os preços de seus produtos aos consumidores. Quem quisesse saber os preços dos produtos teria que contratar um serviço de informações, para poder se decidir sobre uma possível compra. Nesta visão, parece que a venda de informações sobre os preços dos produtos passaria a ser a fonte primária de receita, e não mais a venda dos produtos em si. Não nos parece muito promissora esta estratégia. Provavelmente os clientes deste marketplace escolheriam outro concorrente para realizar seus negócios.

Com a facilidade cada vez maior de se investir no exterior, operando em moeda forte, em mercados maduros, com maior liquidez e respeito aos investidores, a B3 provavelmente está se equivocando em suas estratégias de relacionamento com os investidores. Quando a Bolsa se foca apenas nos grandes investidores, principalmente num pais onde o mercado financeiro ainda é pouco acessado pela grande maioria da população, ela está se condenando e nos levando a sermos menores do que já somos.

Os grandes investidores já tem grande parte de seus investimentos em outros paises e facilmente migram para bolsas com maior liquidez, Sem os pequenos investidores, o mercado mata uma das pontas importantes da liquidez, e se condena ao encolhimento dos negócios, com a baixa diversificação dos participantes.

Incentivamos a todos que estão preocupados, como nós, com o futuro do mercado acionário brasileiro, que se manifestem junto a B3, através do email: produtosdedados@b3.com.br
Ou http://www.b3.com.br/pt_br/canais-de-atendimento/sap.htm
Ou através de outros canais públicos, como: https://www.reclameaqui.com.br/empresa/b3/

Peço a colaboração de todos para tentarmos reverter esta decisão da B3.

Não estamos pedindo nada além do que a manutenção da publicação das informações que sempre foram disponibilizadas gratuitamente ao mercado.
 | Ver «em lista» |  |  |  | 
  Assunto Autor(a) Lido  Postado em
*  B3 anuncia que não fornecerá mais boletins de fechamento e dados históricos em seu site admin  178 15-06-19 14:25 
   Re: B3 anuncia que não fornecerá mais boletins de fechamento e dados históricos em seu site eletrobras  103 17-06-19 03:13
    Re: B3 anuncia que não fornecerá mais boletins de fechamento e dados históricos em seu site admin  34 20-07-19 13:54 
   Re: B3 anuncia que não fornecerá mais boletins de fechamento e dados históricos em seu site eletrobras  78 24-06-19 21:40
    Resposta da B3 eletrobras  51 16-07-19 01:51 
     Re: Resposta da B3 admin  37 20-07-19 13:43
      Re: Resposta da B3 eletrobras  34 24-07-19 23:48 
   postergação até 14/11 eletrobras  37 07-08-19 00:17
    gostei disso eletrobras  37 07-08-19 13:39 
    Re: postergação até 14/11 abaco  36 07-08-19 19:36


 Índice do Fórum |  Voltar